domingo, 3 de junho de 2012

10 fatores que podem prejudicar o seu desenvolvimento espiritual



Todos nós, iniciantes ou não na espiritualidade, podemos estar vulneráveis a um prejuízo energético que pode nos influenciar negativamente em nosso progresso. Com ajuda de internautas e amigos, eu construí essa lista de 10 fatores que, segundo a opinião da maioria, são os maiores responsáveis por esses prejuízos. Segue aí o que devemos evitar:


1 - Falta de compromisso 


Se tivermos de tudo: mestres, livros, ensinamentos... E não tivermos sequer o compromisso pessoal e a vontade de aprender, nada disso adianta. Muitas pessoas, de várias doutrinas, sempre frisam que, para aprender sobre o que se quer seguir, é indispensável que haja leitura. Mesmo que não se tenha tempo ou hábito, um bom começo é ler pelo menos uma ou duas páginas dos ensinamentos que você escolheu seguir. Sempre lembrando que a teoria não é nada sem a prática.


2 - Falta de um mestre 


Que aluno nunca passou pelos ensinamentos de um professor? A relação mestre-aprendiz é quase isso, com a diferença que o aprendiz pode escolher por quem quer ser ensinado. Entretanto, não é sempre que alguém se disponibiliza a nos ensinar, com isso, tentamos passar sozinhos pelo processo de aprendizagem, o que nos causa a perda da compreensão de tópicos importantes das nossas doutrinas.


3 - Egoísmo 


A maioria das doutrinas espíritas pregam a CARIDADE como a maior e principal demonstração de amor ao próximo. Mesmo que nosso aprendizado siga um caminho que não pregue isso como base, pensar apenas em nós mesmos nos distancia mais e mais do coração do próximo e do que temos a aprender com as outras pessoas.


4 - Hipocrisia 


Não somos perfeitos, mas devemos sempre fazer um esforço para praticar o que nos disponibilizamos a aprender. Não adianta nada sair por aí dizendo "azul" e praticando "vermelho". Por tanto, se você aprende a amar ao próximo, faça um esforço para que isso aconteça. Acredite, às vezes só esse esforço é mais compensador que a conquista em do objetivo em si.


5 - Orgulho 


Ninguém é tão leigo que não possa ensinar nada ou tão sábio que não precise mais aprender algo, por tanto, não devemos subestimar quem, de todo coração, sempre tem algo a nos oferecer. Assim como, aos mais experientes, não se deve criar o hábito do exibicionismo.


6 - Dogmatismo 


Sempre penso dessa forma: Deus (ou o divino, a divindade, a energia universal...) é um destino, e, assim como em qualquer viagem, há vários caminhos para chegarmos a ele. Nada pior do que acharmos que só nós somos os donos de uma única verdade. Não devemos achar que, porque estamos nos iniciando em uma prática, automaticamente todas as outras estão erradas.


7 - Pouca fé 


Todos os dias, desde que o sol nasce ou se põe, a natureza nos dá provas de que tudo o que vivemos é verdadeiro. Basta olhar para isso: quem move os astros? Não nos surpreendamos se um dia a resposta for "nós mesmos". Por tanto, aprender ou praticar espiritualismo sem acreditar no que está fazendo é como se estivéssemos querendo aparar água com uma peneira.


8 - Esperar recompensas 


Muitas pessoas acreditam na lei de "causa e merecimento". Não é milagre nem sorte, é fazer por onde. Mas, praticar o que aprendemos com a intenção de obter recompensas, nos remete também ao quesito 3 dessa lista. Para nos livramos desse vício, devemos ter em mente que, nossos esforços só darão resultados se nossas práticas são de todo coração, portanto, não esperemos ganhos materiais ou espirituais daquilo que é nosso dever, como humanos, praticar.


9 - Más influencias 


Sob hipótese alguma devemos nos deixar levar pelos pensamentos alheios que vão contra os nossos valores pessoais e o valor de tudo o que aprendemos. Se alguém diz "não" e seu coração diz "sim", acredite nessa voz interior, pois ela é a própria inspiração divina que te instrui e protege.


10 - Falta de foco 


Nem o melhor arqueiro do mundo consegue acertar dois alvos com uma única flecha. Estabelecer nossas prioridades e administrar nosso tempo é um fator crucial para nossas aprendizagens. Por tanto, não se deixe levar pela empolgação de querer saber tudo ao mesmo tempo, vá dominando os assuntos aos poucos e dando um passo de cada vez, estabeleça metas e métodos para seu progresso.


Com isso, finalizo essa pesquisa de opinião. Espero que tenham gostado e principalmente aproveitado algo dela.


Qualquer coisa, fale com a cigana através do e-mail:
tenda.de.cigana.misticismo@gmail.com
Beijos de luz para todos!

2 comentários:

  1. Excelente!!! Fico feliz em ter ajuda na pesquisa. :) Eu já passei por vários desses estágios e ainda estou na busca. É crucial que leve em consideração essa pesquisa. São fatores que se seguidos com certeza levaram por um caminho digno. Lembrando que tudo deve ser de coração e feito com amor. Amor sob vontade. Uma dica também é aprender como uma criança. Sem preconceitos, sem mentiras. Com a pureza que não deveríamos perder. Assim com sua bagagem e princípios conseguira formar uma opinião nos vários campos da espiritualidade.

    ResponderExcluir
  2. Salve Deus!

    Concordo com os itens propostos na lista. Agradeço muito pela inspiração que os mentores de cada um que ajudou a montar essa lista! Estamos numa caminhada de volta para o Divino, por isso estamos nesse orbe escola chamado Terra. Nos tornemos conscientes disso para que façamos jus à nossa condição de conscientes da nossa jornada espiritual.

    Salve Deus!

    ResponderExcluir